terça-feira, 17 de agosto de 2010

Teoria da Cor

Teoria da Cor

A cor pode transformar, animar e modificar um ambiente. Todos nós reagimos à cor, e atualmente, é possível levá-la a todas as áreas da vida pelo uso de materias, tecidos e tintas. O uso de uma ou várias cores no ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas presentes; a cor pode acalmar, reduzir o estresse e a violência ou aumentar a vitalidade e a energia. Pesquisas demonstram que quando uma pessoa vê uma cor da qual gosta, todo seu sistema orgânico fica relaxado. Ela muda o seu modo de ver as coisas e torna-se mais otimista - vendo a vida de modo diferente. Este curso visa auxiliar na escolha das cores, suas combinações e aplicações nos ambientes, com objetivo de buscar melhor qualidade de vida, não pretendendo ditar regras e muito menos limitar o uso das mesmas.

O Que é Cor?

Cor é a sensação provocada pela ação da luz sobre a visão. Existem dois tipos de estímulos que causam as sensações cromáticas: cor-luz e cor-pigmento.

Cor Luz

Cor-Luz é traduzida pela luz solar, que re�ne todos os matizes existentes na natureza. As três cores primárias são o Verde, o Violeta e o Vermelho, que ao se unirem resulta na luz branca.

Cor Pigmento

A Cor-pigmento é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos. As três cores primárias são o azul cyan, o amarelo e o magenta. A união desta três cores resulta no cinza-neutro.

a Influência da Luz

Como já falamos anteriormente, a cor está diretamente ligada à luz, portanto o tipo de iluminação é muito importante para a percepção da cor. A luz solar possui todos os matizes existentes na natureza, portanto é a luz ideal para observarmos a cor real. Quando falamos em ambientes internos, precisamos recorrer à iluminação artificial. Existem basicamente 3 tipos de iluminação artificial: a incandescente, a fluorescente e a descarga de alta densidade, sendo que esta ultima é comumente utilizada para iluminação pública.

LÂMPADA INCANDESCENTE
A luz irradiada por ela vem, na sua maior parte, da faixa vermelha no espectro, portanto há um aumento na densidade das cores, tornando-as amereladas. Este tipo de iluminação carece de violeta e azul e a energia liberada vem, sobretudo, de radiação infravermelha.


LÂMPADA FLUORESCENTE
A luz é gerada por mecanismos não-térmicos que podem conter substâncias que produzem vários tipos de iluminação, mas num espectro distorcido que emite apenas uma parcela do espectro total e carece do vermelho e do violeta-azulado. Neste tipo de iluminação as pessoas tendem a ficar mais pálidas que o normal. É bastante utilizada em escolas, escritórios e fábricas. Sendo assim, ao escolher cores para nossos ambientes, devemos ter em mente o tipo de iluminação a ser utilizado. Por exemplo, a cor azul, vista à luz do sol, paracerá muito diferente do mesmo azul visto num ambiente com iluminação incandescente ou fluorescente.

by mpb
















Nenhum comentário:

Postar um comentário